REFLETINDO E LAMENTANDO

REFLETINDO E LAMENTANDO

Sobre a tragédia de Santa Maria – RS

 

IMG_0025É lamentável que em uma socieddade global, que vive no topo do conhecimento científico, que faz todo esforço e consegue, salvar vidas através dos transplantes mais inusitados, que por meio das células troncos consegue êxito espetacular, que depois de anos de pesquisas, embrenhada no mundo microscópio dos organismos consegue evitar que sejamos vítimas de graves doenças na vida infantile e adulta – mas falha em coisas rudimentares.

É lamentável que, tenhamos gastado milhões para produzir a mehor expectatva de vida possível, que tenhamos proclamado com tanta intrepidez a necessidade de atender o ser humano na sua dor física e mental – Mas, falha e se torna tão imatura no seu dia a dia.

É lamentável que, paralelamente a todo esse glamor médico-científico, a toda a busca mais sofisticada dos meios farmacológicos para salvar uma vida, e também considerando o valor que ela representa, se não for para todos, pelo menos representa o maior tesouro para meio familiar e no círculo de amizade – que não estejamos atento à vida saudável e cheia de expectativa, que se perde por algum tipo de omissão.

É lamentável que sejamos tão imprudentes, insensíveis, gananciosos, corruptos, cegos, ignorantes, arrogantes, brutos, quando se trata de criar um ambiente seguro para preservar a vida e a dignidade do inocente

Ironia! Santa Maria, uma cidade universitária, onde convergem pessoas de todas as partes para se formarem e se tornarem mais sensatas, inteligentes. Mas, foi incapaz de reunir o potencial existente para criar meios, leis, instrumentos, capacitação de pessoas que pudessem evitar tamanha tragédia, que resultou na morte de centenas de jovens. Isso representa o nosso mundo em contraste? Ou é puro descaso e falta de empenho ao sentido da vida?

Pelo o que está sendo noticiado, qual tem sido a causa de tamanha tragédia: Insensatez, ignorância, incompetência, ganância, incoerência, impunidade e banalidade. Estas sete palavras podem ser resumidas assim – a falta de: porta adequada, fiscalização, sinalização, obediência às leis, pessoal treinado, etc.

Será que para providenciar o que faltou era necessário os grandes mestres de Harvard e físicos da nasa? Será que é impossível prever tragédia dessa magnitude? Conhecendo apenas as quarto operaçoes básicas da matemática, chega-se a conclusão que é impossível a evacuação de mil pessoas, numa porta de abertura de dois metros, em pucos minutos.

Para terminar o meu lamento: Não são as mesmas coisas que colocam o Brasil no topo – dos acidentes de trânsito e de trabalho, furtos e assassinatos! Que produzem os corruptos e corruptores!

Quando há falta de conhecimento e sabedoria, o inocente paga. O conhecimento nos leva ter a visão do todo, mas a sabedoria nos faz aplicar o conhecimento nos detalhes, aliado à ética, à moral e a responsabilidade tanto pessoal, quanto coletiva.

Será que vamos apenas lamentar, chorar, discursar, reunir, demagogiar, declarar dias de lutos e depois mergulhar tudo isso nas festas do carnaval, deixando a vida levar, e cantar – Não adianta procurar culpado/ Porque tudo o que acontece é fatalidade/ Obra do além, do imensurável…

Se você fica indignado, e não pode fazer muito para reverter esse quadro, faça do meu lamento a sua voz, e acompartillhe isto na rede social.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s