ANO NOVO – continuidade ou novo começo

imanonovoQuando o dezembro desponta começa a contagem regressiva para o início de um novo ano, que para muitos é a oportunidade de um novo tempo, um novo começo, ou tempo de mais ousadia e determinação no projeto que está dando certo.

É claro que, alguns mergulharam no ostracismo, preferindo apenas continuar vivendo, dando sequência à normalidade, deixando-se levar pelas correntezas da existência mesquinha que adotaram, como sendo o “seu destino”, e que outros pensam – seu “carma”. Mas, se perguntarmos ao criador, Ele não vai concordar com isso, pois deixa claro, na mensagem de seus profetas, de que nos chamou para altos propósitos. Neste sentido, cai bem uma frase de Neimar de Barros: “Não importa quantos passos você deu para trás, o importante é quanto, agora você vai andar para frente”.

Prossiga para o recomeço e não se dobre aos fracassos e desânimos do ano vigente, nem para as mensagens derrotistas. Todos acreditamos que, por pior que você esteja, seu campo de ação, de criatividade, de entusiasmo, esperança e fé, não se extinguiram; você pode se projetar além do fracasso, da duvida, da lamúria.

Para  alcançar seu alvo, seus sonhos realizados,  você contará com mensagens inspiradas, de ousadia, que hão de alimentar  sua fé. Pois Deus, além de nos amar, nos dá ferramentas para aumentarmos nossa capacidade de reinventar,  dinamizar nossa força de vontade, pelo acréscimo da fé.

Leia o que Paulo escreveu: “Não que eu tenha já recebido, ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. (….) quanto a mim, não considero ter alcançado; mas, uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3. 12-14).

Colocando as dicas de Paulo, do prosseguir para alvo, para  a dinâmica do recomeço: Reconhecer a imperfeição; não parar de prosseguir – ir avante; considerar não ter alcançado o ideal, o sonho – mas ressalta: “Esquecendo-me  das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim – prossigo…”.

O comando é de Deus, mas o prosseguir é seu, que resulta de um  ato de vontade que pode fazer diferença. Em parte, nós construímos o nosso destino. Por isso, atentar para a responsabilidade que temos conosco próprio é de fundamental importância. Quando assumimos bem a nossa responsabilidade, tiramos um peso dos ombros dos outros, isso também é, compartilhar com todos. Como diz um Adágio popular chinês: “Se todos varrerem a calçada em frente das suas casas, toda a rua ficará limpa”.

Para um novo começo é necessário abandonar certos paradigmas, não repetir os mesmos erros do passado, ter algo à frente, visualizar, imaginar, acreditar. Paulo disse – “avançando em direção de algo que está diante de mim”.  O que você tem diante de você?  Se não ver nada, ou pouco, então exercite a sua fé, através da Palavra de Vida. Ter algo em frente deve ser prioridade. Quando não temos nada à frente, é porque deixamos de sonhar. Uma dose de utopia, não faz mal a ninguém. Quando ela se esvaece leva consigo nossa vontade de viver e de vencer.

Embora vivamos em  um mundo maravilhoso, contudo devemos, reconhecer sua complexidade em todos os aspectos. A fé no Deus criador alimenta a nossa esperança e alavanca a nossa existência para alvos que  focamos. Começamos a entender que não estamos sós neste mundo, e por isso procuramos descobrir nossas missões específica, além daquilo que deve ser habitual em cada ser – O amor a tudo que envolve a natureza, respeito à vida, luta incansável pela liberdade e dignidade humana. Quando pensamos que o mundo não vai bem, sempre devemos refletir, começado pelo self, pelo autoconhecimento pessoal, pelo Eu. O que EU posso fazer para melhorar: interiormente,  minhas relações pessoais, familiares,  é um bom começo, para quem deseja melhorar o mundo.

Desejo a você o mundo pessoal bem melhor –  sem preconceito, sem raivinha ignóbil, sem mania de ideologia salvadora,  sem arrogância e orgulho, próprio de quem acha que é alguma coisa, entre os mortais.  Aqueles que dizem – Você sabe com quem está falando? A resposta seria – Sei! Um verme idiota, que ainda não descobriu a razão da vida! Sem se deixar contaminar pelo mesmo vírus, é interessante ser, para cada ser humano, não somente um  instrumento de paz, mas também de conscientização. Com isto, na minha parca visão de mundo, acredito que poderemos  ter  um 2014 melhor. Um mundo mais igualitário. Como pessoa – ser  mais acessível e menos cruel;  mais saudável menos insana; mais coerentes, menos fanática; mais interdependentes,  menos dependente; mais humana e menos divina.

Cada vez que  o homem se diviniza, pelas falácias aparentes de piedade messiânica, a humanidade é humilhada pelo efeito nefasto do autoritarismo arbitrário. Não se deixe enganar! Assim, poderemos contribuir para um mundo melhor, assumido a nossa condição humana, sem deixar de sonhar, e trabalhar para ver um mundo melhor, e um futuro ditoso.

Um feliz 2014 para você e sua família!

F. Meirinho

Continuo aqui em 2014. É o que penso no presente:

ASPERSÃO REFLEXIVA

  • F. MEIRINHO

https://fmeirinho.wordpress.com/

https://www.facebook.com/fmeirinho

http://www.prmeirinho.zip.net/

https://twitter.com/FMEIRINHO

COMUNIDADE CRISTÃ ALTERNATIVA

http://ccalternativa.wordpress.com/

https://www.facebook.com/ccalternativa

https://twitter.com/ccalternativa

PSICANÁLISE CLÍNICA

http://psicanalisedafamilia.blogspot.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s