TOME POSSE PELA FÉ

“Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de serem rodeados durante sete dias. (Hebreus 11. 30)

ImabuquêSe temos meta e ela não é reducionista, não se detém só ao temporal, efémero. Então, além do conhecimento, da racionalidade, precisamos do exercício da fé. Para que a fé encontre um ambiente mais adequado, compatível em nossa mente podemos passar pelo símbolo, como expresso no texto acima: Sete dias, entre outros no contexto.

O símbolo se adequa perfeitamente à estrutura da mente humana original. No dizer de Carl Gustav Jung, nosso – arquétipo. Todo o sistema que implica na busca da espiritualidade envolve os símbolos, por isso, na Bíblia há ricas referências aos símbolos. A principal no Evangelho está implícito na Ceia do Senhor – o pão e vinho x corpo e sangue que apontam para vários significados: morte, sacrifício, amor, redenção, etc.
Tem um detalhe: muitas pessoas, ou religiões erram no seguinte: param no símbolo. É bom salientar que o símbolo não é um fim em si mesmo, mas um meio de aproximação em direção ao concreto, ao real significado do todo.

A etimologia da palavra símbolo no grego arcaico mostra melhor isso: Símbolo:
Sym=juntar, unir; e Balein=em direção a um objetivo, que também representava uma relação entre o que é tangível, conhecido, para descobrir o desconhecido. Ex. O que está no inconsciente humano, pode passar para o consciente, através dos símbolos. Aqui está um pouco do princípio da psicanálise: associação livre, interpretação dos sonhos, etc.

O ser humano nunca esteve totalmente preparado psiquicamente para estar de frente, nem com Deus e nem com as suas verdades, a exemplo das crianças no processo de aprendizagem que passam pelos símbolos e pelas fantasias, para chegar a mesma compreensão dos pais, ou da sociedade circundante.
Fé, Segundo Paulo, é ” o firme fundamento do que não se vê, mas também é a certeza do que se espera”. Também diz que: “Sem fé é impossível agradar a Deus”. O Frei Roland de Vaux, famoso arqueólogo, acostumava dizer: “Minha fé nada deve temer de minha cultura”.

Geórge Mulher foi um homem dedicado intensamente ao Evangelho completo – fé e amor pelas pessoas, em suas necessidades amplas. Assim, além de pregar, sustentava milhares de crianças em orfanatos. Certo dia escreveu: “O campo de ação da fé começa onde as possibilidades cessam e onde a vista e a percepção falham”.

A fé sempre é viva e se renova, cada vez que a achamos importante. Importante é quando “importamos em nós”, ou seja, quando permitimos que algo nos seja incorporado. Paulo se deixou invadir pela fé em Cristo, e pelos alvos humanos, propostos pelo divino. Seu maior ideal era jamais perder a fé, mesmo que o seu seu caminho fosse hostil e tudo viesse conspirasse contra ele.

No momento em que previa sua partida deste mundo, subiu antecipadamente ao pódio, com a “mente” no troféu, e bradou: “Combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé”.

Se você se acha culto, inteligente, independente, por isso tenha abandonado a Fé, achando que isso pertence a gente fraca, está perdendo a oportunidade de ser forte é sábio, porque toda a sabedoria humana, não passa de um resquício trapo da menor sabedoria de Deus. Foi com sua sabedoria que Deus disponibilizou a fé para que os homens pudessem vencer em todo sentido da existência.

Em qualquer circustância que possa representar ponto final, quando a fé entra, ou é reticência, ou vírgula, jamais ponto final. A fé para ser completa, por menor que seja, deseja ser sua companheira até o fim da sua jornada telúrica, para que possa levá-lo a outra etapa da vida, que é mais do que jornada celestial, é estado eterno, de ventura e paz.

Francisco Meirinho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s